Skip to main content

A Princesa e O Ogro


Era uma vez, há muito tempo, um reino que era sempre quente e ensolarado. Nesse reino, vivia uma princesa que não era apenas bonita, mas também muito inteligente. No mesmo reino, vivia um ogro. Ele morava, como muitos outros ogros, trolls e outras estranhas criaturas de contos de fadas, em uma caverna. Da sua caverna, ele vigiava uma ponte. De um lado da ponte, ficava a bela e ensolarada área do reino. Do lado da ponte do Ogro, tudo era frio e sombrio.
 
Quando o ogro olhava para a ponte,  podia ver o lado ensolarado de tudo, mas ele nunca atravessava essa ponte. Era suficiente para ele contemplar as flores brotando à distância; as crianças nadando no lago em volta do castelo; e os amantes caminhando de mãos dadas, as mulheres em seus vestidos leves e coloridos, os homens com seus ternos de linho e chapéus. Ele, o Ogro, é claro, imaginava como seria passear com um ser amado como eles faziam, mas para fazer isso, teria que desistir do seu poder e seu poder era a coisa que o Ogro mais gostava. Qualquer um que atravessasse a ponte era morto e devorado pelo Ogro. Era isso, pelo menos, o senso comum no reino, passado de pai para filho, de mãe para filha. O ogro deliciava-se com o fato de ser tão temido pelo povo do reino, por poder exercer tanto poder, mesmo de longe.

A Princesa do reino era uma pessoa muito curiosa, como o são a maioria das pessoas inteligentes, e não estava contente com o fato de que, apesar de o reino ser quente e ensolarado, a área controlada pelo ogro era escura, fria e sombria. Além disso, enquanto o Ogro tinha uma linda ensolarada e verde paisagem para contemplar, quando os habitantes do reino olhavam além da ponte tudo o que viam era a escuridão que havia nesse lado. A Princesa não estava nada feliz com isso e ponderou que, como uma princesa, era seu dever tentar negociar com o Ogro. 

Ela começou a ir a ponte todos os dias. Sentava-se lá com um livro o dia inteiro. Como ficava do outro lado da ponte, o Ogro não fazia nada. Ele até gostava de observá-la. Depois de, mais ou menos, um mês, o Ogro começou a sair da caverna. A princesa ficou impressionada com o quão não feio era esse ogro.  Até tinha olhos bonitos e bondosos. Ela não encarava seu olhar diretamente, é claro. Havia aquela reputação de devorar pessoas vivas e isso, por si só, já mantinha mesmo a mais corajosa das princesas em algum estado de alerta. Ela também podia sentir uma sombra escura que, por vezes, encobria o olhar do Ogro. Mesmo assim, gostava do modo que ele olhava para ela.

A Princesa ainda considerava sua obrigação para com o povo do reino tentar alcançar um acordo com o Ogro, então ela continuava indo à ponte, dia após dia. Ttrazia um livro e um lanche e passava parte do lanche ao outro lado da ponte. O Ogro, agora, sentava-se ao lado dela, mas ainda do lado dele da ponte, e ouvia as histórias que ela lia em voz alta. Sentavam-se assim todos os dias, separados apenas por uma linha imaginária que dividia a ponte exatamente ao meio. Não foi muito depois de esse ritual se estabelecer que o Ogro e a Princesa começaram a trocar opiniões sobre os livros e sobre a vida. 

A Princesa, então, parecia não mais lembrar o motivo pelo qual tinha começado a vir à ponte. Tudo o que pensava era sobre o tempo que passaria com o Ogro, sobre o que eles conversariam. O Ogro realmente parecia apreciar as histórias que ela lhe trazia e a companhia que nela encontrava. Isso trouxe à princesa uma felicidade nunca antes sentida. O Ogro olhava para ela com olhos bondosos e ela esqueceu das sombras que um dia viu em seu olhar. Um dia, admitiu ao Ogro que havia se apaixonado por ele e sugeriu que era hora de ela cruzar a ponte. O Ogro aconselhou-a a não fazê-lo, mas a Princesa acreditava que a vida não tinha sentido se vivida pela metade. Ela decidiu atravessar a ponte de qualquer jeito. Agora admitia que há muito sonhava em beijar o não tão feio Ogro de lindos olhos. Ela veio à ponte em uma manhã de domingo. Usava um vestido de seda azul e branco. Um vestido que o Ogro, um dia, havia dito lhe fazia ainda mais bonita. O Ogro estava em pé no seu lado da ponte quando ela caminhou decididamente e atravessou o limite. A princesa lhe deu o mais apaixonado dos beijos que jamais existiu e, depois disso, nunca, jamais, foi vista novamente.


Comments

Popular posts from this blog

The kind of person who lights candles

  I am the kind of person who lights candles. This is now, not then. it is a recently acquired habit, one that has done me well. I light up candles every day. In the beginning of each class I set up an intention, I focus and I light the candle. I ask myself to be the light, to be the container, not the conduit. I am now the kind of person Who walks barefoot on the grass of my backyard and lets herself shower in the improbable rain of Brasilia in May.  The four elements rest now on my desk making my therapist smile when told about them, making her proud of myself and my journey. I am the kind of person that feels the connection with the elements, and nature and the universe, so new. I am again a newborn being. And it is not the first time, I have once died and it’s no secret. This time, however, I did not have to die. I had only to shed the old skin, the one who served me no more. I am still the kind of person who looks in the mirror and who wonders who this new being is. This new self

No espelho

  Olhei hoje para o espelho e me vi mais serena, me enxerguei com mais leveza. Não que esteja de fato mais leve, eu acho. Ou será que estou? Tenho ainda infinitas incertezas e dúvidas aos milhares, mas a imagem que me olhou de volta do espelho, não me olha com tristeza, dor pânico.     A imagem que vejo nesse espelho é de     calma, no olhar certa paz, talvez de se entender humana, imperfeita e aceitar essa condição.     Aqui, deste lado que estou, me observando no espelho, sinto ainda o coração encolher como se uma mão o quisesse esmagar. Encolhe-se para sobreviver e expande-se em seguida. Ao encolher-se, a respiração dá uma pausa e uma bolha de cristal sobe em refluxo, pausando ali no meio da goela. Assim que pode, o coração retorna a seu pulsar, seu ir e vir. Permanecem ali as dúvidas, as exigências, as demandas, mas também os desejos de só ser, irresponsavelmente ser e atender a cada quimera. Porque a vida é curta! A vida é sopro!    E o outro? Os outros? Todos os outros?  É precis

Sobre os artistas - Para Bruno Sandes

  Créditos da imagem: Jacobs School of Music Marketing and Publicity